segunda-feira, 3 de março de 2025

Crítica Filme | Quatro Paredes (Black Box Diaries)

(A difícil busca por justiça)


Quatro Paredes (Black Box Diaries) é um documentário dirigido e produzido pela jornalista Shiori Ito, uma moça japonesa jovem e bonita, que acusa ter sido estuprada por um jornalista importante, Yamaguchi, amigo do então primeiro ministro japonês Abe. É impactando. O documentário trata assuntos difíceis como estupro e suicídio, então se você for assistir e isso lhe causar gatilhos, tenha cuidado, não assista, se você quiser muito ver, não veja sozinho.

Feito as ressalvas, apesar de assunto espinhoso, ele tem uma delicadeza, sem falar da beleza natural do Japão, talvez devido a cultura Japonesa e a discrição do povo, infelizmente ha a tentativa de acobertamento. Desde o começo ela é desencorajada por todos, principalmente pela polícia e sua família a contar o que aconteceu. A polícia diz não ter provas suficientes, a família tem medo dela ser estigmatizada e isso a impeça de ser feliz: casar e ter filhos.

O documentário mostra a criação do livro, todo o trabalho investigarivo que ela mesma fez. Ela grava as entrevistas, mas procura preservar alguns nomes. Ela sabe que se deixar por isso mesmo não poderá ser feliz, vai ter esse fantasma a assombrando.

Após a publicação do livro, que é lançado quase ao mesmo tempo que o movimento #metoo, que ocorreu nos EUA, na qual muitas pessoas denunciaram casos de abuso e assédio. A publicação do livro jnfelizmente não ajuda muito Shiro, que chega a quase exterminar sua vida…


Incrível como muitas pessoas, principalmente mulheres, xingam a jovem por expor um homem “tão bom” e claro, há nitidamente a desqualificação da vítima. Imagens do dia do ocorrido, em que ela é praticamente puxada pro quarto de hotel, onde percebe-se visivelmente que ela está fora de si, ela tenta escapar do suposto agressor. Chocante, mas ninguém faz nada… Nem o motorista do carro, porteiro, hóspedes..

Triste, mas bonito, bem feito, com uma trilha sonora adequada. Parece um filme, com revelações, clímax, redenção e justiça (?). Impossível não se emocionar com ela, a gente chora junto, ri junto, fica na expectativa do final do processo.

Infelizmente, casos de abuso ainda acontece muito. A mulher, não que não aconteça com homens também, mas elas são desestimuladas a continuar o processo. Processo esse cruel com a própria vítima, que deveria receber apoio e ter sua voz ouvida. Quatro Paredes (Black Box Diaries) é um tapa na cara. Um pais tão desenvolvido como o Japão, com uma mentalidade tão retrógrada…


Sinopse oficial: 
O documentário acompanha a corajosa investigação da diretora e jornalista Shiori Ito sobre sua própria agressão sexual em uma tentativa improvável de processar seu agressor de alto perfil. Desdobrando-se como um thriller e combinando gravações investigativas secretas, filmagens vérité e vídeo emocional em primeira pessoa, a busca de Shiori se torna um caso marcante no Japão, expondo os sistemas judiciais e sociais desesperadamente ultrapassados do país. Direção: Shiori Itô . Estreia nas plataformas digitais, 10 de março de 2025 pela Synapse Distribution.

Imagens fornecidas pelas assessorias ou retiradas da internet para divulgação/Biografias usadas são da IMDB.
  ____________________________________________________________________
 Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: contato.parsageeks@gmail.com

,

Comentários via Facebook

0 Comments:

Postar um comentário

Publicidade

ParsaGeeks

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks