quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Crítica Cinema | Aqui

(O tempo voa...)


Aqui, do título original Here, é um filme estadunidense de Drama dirigido por Robert Zemeckis, que estrela nos papeis principais Tom Hanks, Robin Wright, Paul Bettany e Kelly Reilly. Ao assistir esse filme e vier a sua mente te surpreender com algum aspecto que lembre o filme Forrest Gump, não será por acaso, pois Zemeckis foi o responsável por dirigir esse grande clássico do Cinema.

Aqui possui uma premissa interessante, pois insere a sala de estar de uma casa (algo que pertence ao cenário) como personagem principal, dessa forma, o longa metragem é ambientado neste único lugar do início ao fim, permeando por histórias de várias famílias em variados momentos, indo da época dos nossos ancestrais aos tempos atuais, e todos acontecimentos no mesmo local. Mostrando que um território é marcado por muitos acontecimentos e emoções que nem imaginamos ter ocorrido no passado, e que ocorrerá no futuro.

A estética do filme combina perfeitamente com o cenário-personagem, ou seja, a sala de estar. A direção fez uma escolha interessante, contar a história com a ótica do espectador, como se ele estivesse observando os personagens dentro da casa. Do início ao fim a visão de quem assiste ao filme é como se fosse parte integrante das famílias, pois a câmera que filma os acontecimentos é como se fosse o olho do espectador, levando à sensação de fazer parte daquela história tão pessoal para aquelas famílias.


Vale ressaltar que apesar de ser um filme que nos inspira a refletir sobre, como tantas famílias e sentimentos estão atrelados á uma casa, o longa tropeça em sua execução. Especificamente o roteiro, pois a maior falha é andar em círculos, em muitos momentos sentimos a sensação de que a trama não avança. Nesse ponto em questão, ela consegue se manter parcialmente firme por conta da performance dos atores, que conseguiram construir personagens bastante carismáticos e com isso, provocar um sentimento de pertencimento relacionado á algum aspecto da história dos tantos personagens que passam por esse lugar desde o início da vida no planeta.

Vários períodos atravessam o tempo e com isso conseguimos perceber alguns acontecimentos que fazem parte do seio familiar, não importando ano, década ou século em que estão vivendo. Vivências como o nascimento de uma criança, que se configura como um grande acontecimento familiar marcado por muita emoção e desencadeando em uma nova fase parental, com novos desafios e dias promissores a serem vividos naquele ambiente, que a cada dia que passa fica preenchido com diversos sentimentos provocados pela família que ali vive. Aqui, sme perguntarem, como eu compactaria em uma frase o que ficou de aprendizado sobre a história contada, seria: “Se essas paredes falassem, diriam que o tempo voa.!


Sinopse oficial: 
Ambientado em um único lugar, ’Aqui’ acompanha diversas famílias ao longo de gerações, todas conectadas por este espaço que um dia chamaram de lar. Estrelado por Tom Hanks e Robin Wright, é uma emocionante jornada de amor, perdas, risos e memórias, que nos transporta desde o passado mais distante até um futuro próximo. Uma viagem pela linha do tempo da humanidade, contada de forma emocionante e surpreendente, onde tudo acontece em um único lugar: Aqui. Direção: Robert Zemeckis. Estreia nos cinemas brasileiros, 16 de janeiro de 2025 pela Imagem Filmes.

Imagens fornecidas pelas assessorias ou retiradas da internet para divulgação/Biografias usadas são da IMDB.
  ____________________________________________________________________
 Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: contato.parsageeks@gmail.com

,

Comentários via Facebook

0 Comments:

Postar um comentário

Publicidade

ParsaGeeks

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks