quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Crítica Cinema | Empate

(O retrato do Brasil rural)


Empate é um documentário dirigido por Sérgio de Carvalho mostra a vida atual dos seringueiros. Depois de tanta luta nos anos 80 e o assassinato de Chico Mendes e sua repercussão, continuam ameaçados por políticos e grandes fazendeiros. O relato emocionante de companheiros de Chico, contando como foi o confronto com a polícia e sobre o temperamento dele, que liderava os protestos sem violência.

Mesmo depois de tanta luta é triste ver que a reserva continua sendo diminuída e os fazendeiros fazem pressão para que eles vendam as terras.

No documentário aparece um Lula mais jovem discursando sobre o companheiro e sua luta.


Além de procurarem preservar sua forma de vida garantindo seus sustento, tem também a preocupação na preservação da floresta, o que infelizmente parece que nunca vai acontecer.

Imagens do Brasil rural com uma trilha sonora recheada com os sons da selva, mostram um povo simples e trabalhador, que merece muito mais. Empate é um retrato do Brasil rural extrativista, nossa gente, nossa terra, que a maioria da cidade grande nem imagina.


Sinopse oficial: 
Empate é um documentário que dá voz aos protagonistas do movimento seringueiro das décadas de 70 e 80, no Estado do Acre, refletindo como este momento histórico ecoa ainda hoje na Amazônia e no resto do mundo. Direção: Sérgio de Carvalho. Estreia nos cinemas brasileiros, 05 de dezembro de 2024 pela Descoloniza Filmes.

Imagens fornecidas pelas assessorias ou retiradas da internet para divulgação/Biografias usadas são da IMDB.
  ____________________________________________________________________
 Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: contato.parsageeks@gmail.com

,

Comentários via Facebook

0 Comments:

Postar um comentário

Publicidade

ParsaGeeks

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks