sábado, 3 de agosto de 2024

Crítica Cinema | Animale

(Filme de boas metáforas e plots)


Animale é um filme francês, dirigido por Emma Benestan. O longa-metragem está participando do FFI – Festival Filmes Incríveis de São Paulo, que ocorre de 01 a 14 de agosto de 2024, no Cinema de Rua REAG Belas Artes localizado na Rua da Consolação. O longa conta a história de Nejma (Oulaya Amamra), uma mulher que treina duro para vencer a competição local de touradas. Quando é atacada após uma comemoração, ela começa a perceber mudanças perturbadoras. A notícia de um perigoso touro á solta aterroriza a comunidade, matando homens jovens. .

A história que rodeia a personagem coloca em discussão o “animalesco”, coloca o homem de frente com o animal. O que o homem entende sobre a palavra animal? O próprio homem atribuiu o adjetivo, selvagem, agressivo e violento á essa palavra, mas será que ao atribuir essas palavras eles não estariam apenas enxergando um reflexo da sua própria índole no espelho? O filme incita esse tipo de discussão por inserir a personagem em um ambiente totalmente “animalesco”, no sentido do agressivo e violento, mas além dos próprios touros que estão apenas reagindo a uma provocação do ser humano, percebe-se que o comportamento “animal” está presente no próprio homem, tornando-se um grande exemplo de violência e necessidade de se impor agressivamente para mostrar domínio.

Nejma é uma personagem com muitas nuances, percebe-se no olhar da mesma que tem algo de errado pairando sobre sua cabeça. Ela de certa forma se sente acuada como um animal em perigo, sua mente mergulha entre alucinações e culpa. A culpa por estar em um ambiente hostil está presente em seu olhar, logo, o olho que, como dizem, é a janela da alma, consegue transmitir esse sentimento da personagem, provocando uma certa agonia no público. Seu olhar é tão denso que consegue compartilhar de certa forma esse sentimento com quem está na telona do Cinema acompanhando a história.


O longa internacional consegue colocar em discussão o fato de você estar inserido em um ambiente tóxico/hostil. A questão de você possuir o discernimento e a moral bem desenvolvida para se questionar e identificar um ambiente claramente repleto de aspectos negativos, que é o caso da tourada em que a personagem participa. A maioria dos personagens possuem uma visão equivocada sobre como tratar os animais, e como preferem fechar os olhos para a presença dos maus tratos aos animais, em busca de sua própria diversão fútil.

Diversão essa que é exemplificada com a tourada, que mostra ser uma prática desnecessária em que o homem se diverte em troca do estresse e a lesão dos touros. Isso claramente mostra que o ser humano entre todos os animais do planeta terra, possui uma necessidade de se impor, e escolhe meios agressivos de demonstrar essa imponência. Seria esse um reflexo do seu próprio medo? Uma das coisas mais marcantes no filme é o plot twist presente na história, esse ponto consegue ganhar força graças á construção que foi feita durante os 2 primeiros atos do filme. Animale tem uma construção repleta de signos e metáforas que ajudam a fazer uma crítica sobre o comportamento do ser humano consigo mesmo e com os animais.


Sinopse: 
Nejma treina duro para vencer a competição local de touradas. Quando é atacada após uma comemoração, ela começa a perceber mudanças perturbadoras. A notícia de um perigoso touro à solta aterroriza a comunidade, matando homens jovens. Filme de encerramento da Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024. Direção: Emma Benestan. Estreia nos cinemas brasileiros dentro do Festival Filmes Incríveis de 01 até 14 de agosto no Reag Belas Artes.

Imagens para divulgação fornecidas por assessorias ou retiradas da internet 
  ____________________________________________________________________
 Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: contato.parsageeks@gmail.com

Comentários via Facebook

0 Comments:

Postar um comentário

Publicidade

ParsaGeeks

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks