sexta-feira, 19 de julho de 2024

Crítica Cinema | Divertida Mente 2

(Como se repetir a fórmula sem inventar e manter a qualidade)


Divertida Mente é sem dúvidas uma das melhores animações da história, lançado em 2015, a história é de uma inteligência, delicadeza e simpatia que conquistou fãs e venceu merecidamente o Oscar do ano seguinte, pois a criatividade é imensa... uma trama que mostra seu cérebro como centro de comando e cada emoção é representada por um ser, e quando um deles saem do controle, nossa vida muda de perna para o ar, claro que em uma visão inocente, já que a protagonista Riley é uma criança, e por ser uma produção voltada ao público infantil tem musiquinhas, personagens bonitinhos e muitas cores.

O primeiro filme termina redondinho, para seguir sua vida e a Disney/Pixar criar novas franquias, mas o que vemos na casa do Mickey foram últimos anos de quase nenhum acerto em seus lançamentos de todas suas franquias... Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e cia... então a continuação de um enorme sucesso como Divertida Mente era esperado, e quando chegou o dois, o acerto foi grande, apesar da criatividade não ser como no anterior, a emoção foi grande e os acertos acabaram sendo maiores, não tão pouco é a maior bilheteria do ano, as primeiras semanas foram de sessões esgotadas no Brasil, a ponto de ter várias brigas nos cinemas, então funcionou...

O filme foca em uma Riley na puberdade, com dúvidas e incertezas dentro da sua mente, as novas emoções têm o seu papel importante para complementar as tradicionais Alegria, Nojo, Raiva, Medo e Tristeza, então surgem... Vergonha, Tédio (esse é ruim e inútil na trama), Inveja (faltou um pouco mais coragem no roteiro para desenvolver melhor esse personagem) e Ansiedade, essa última emoção co-protagoniza, pois é um mal de muita gente, onde a insegurança gera esse sentimento e isso é bem retratado na história, isso toca demais pessoas que passam por esse momento, e tem todo um envolto para que as coisas andem até um bonito final... apesar de Divertida Mente não ter narrativa infantil, pois muitas vezes é complicada entender até para adultos... então ele compensa com muitas outras qualidades que atraem os olhos dos menores.


O filme segue a pegada do primeiro, uma emoção perde o controle e isso afeta a menina. De resto, a jornada é a mesma, apenas a forma de contar e tocar seu coração que muda. A qualidade visual é enorme, tira a Pixar da mesmice..., por assim dizer. Divertida Mente 2 merece os elogios dados, principalmente para quem não viu o primeiro e passa ou já passou pelas incertezas da vida que aqui estão caracterizadas na personagem Ansiedade. Belo filme que apostou na mesma premissa, não inventou muito e entrega um produto acima da média que a Disney não fazia há muito tempo.


Sinopse oficial: 
Divertida Mente 2, da Disney e Pixar, volta a entrar na mente da agora adolescente Riley, no momento em que o centro de controle passa por uma repentina demolição para dar lugar a algo totalmente inesperado: novas emoções! Alegria, Tristeza, Raiva, Medo e Nojinho, que há muito tempo comandam uma operação de sucesso, não sabem ao certo como se sentem quando Ansiedade, Vergonha, Tédio e Inveja chegam. Direção: Kelsey Mann. Estreia nos cinemas brasileiros, 20 de junho pela Walt Disney Pictures.

Imagens fornecidas pelas assessorias ou retiradas da internet para divulgação/Biografias usadas são da IMDB.
  ____________________________________________________________________
 Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: contato.parsageeks@gmail.com

Comentários via Facebook

0 Comments:

Postar um comentário

Publicidade

ParsaGeeks

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks