terça-feira, 21 de maio de 2024

Crítica Cinema | Amigos Imaginários

(Amigos são para vida toda, inclusive os imaginário)


Amigos Imaginários (IF, 2024), longa-metragem estadunidense de comédia e fantasia, distribuído pela Paramount Pictures, estreia, oficialmente, nos cinemas nacionais, a partir de 16 de maio de 2024, com classificação etária livre e 104 minutos de duração. John Krasinski, ator conhecido pela sitcom The Office e a série Jack Ryan da Amazon Studios, é o responsável pela direção (como fez em Um Lugar Silencioso I e II), roteiro, produção e ainda faz parte do elenco do filme, como o pai da protagonista. O elenco humano do filme inclui Ryan Reynolds como Cal, Cailey Fleming como Bea, Fiona Shaw como vovó, Liza Colón-Zayas como enfermeira Janet e Alan Kim como Benjamin.

Os dubladores originais que dão vozes aos If´s, são conhecidos do grande público e incluem nomes como Steve Carell, Phoebe Waller-Bridge, Matt Damon, Emily Blunt, Maya Rudolph, Vince Vaughn, Sam Rockwell, Sebastian Maniscalo, Christopher Meloni, Awkwafina, Jon Stewart, Richard Jenkins, George Clooney, Brad Pitt e o homenageado nos créditos finais Louis Gossett Jr. que faleceu em março deste ano.

A dublagem brasileira ficou orgânica e trouxe qualidade ao material original, tendo como curiosidade o fato de Murilo Benício, Giovanna Antonelli e Pietro (fruto do casamento dos dois) darem voz, respectivamente, aos If´s Blue, Blossom e Fantasma.

Apesar de se vender como um filme familiar, pode-se afirmar que ele foi realizado mais para adultos do que para crianças, numa mistura live-action que, por que não, inclui algumas ideias de Monstros SA (2001) com pitadas de Up – Altas Aventuras (2009) e uma clara referência a Meu amigo Harvey (1950).


Os créditos de abertura evocam Up – Altas Aventuras, onde acompanhamos a reprodução de vídeos caseiros mostrando uma família brincalhona e feliz até que, em algum momento, algo na gravação nos faz pressentir a morte. A protagonista Bea ainda está de luto pela morte de sua mãe há algum tempo, o que agora é agravado por seu pai ficar no hospital aguardando uma cirurgia cardíaca (cuja qual nunca estamos a par dos detalhes, pois ele apenas diz que tem um coração partido).

Por causa disso, Bea deve ficar um tempo com sua avó em seu antigo e crepitante prédio de apartamentos. É lá que ela de repente desenvolve a capacidade de ver os amigos imaginários das pessoas (If´s), e se envolve em uma aventura envolvendo o vizinho do andar de cima de sua avó, o cínico Calvin que ajuda If´s, cujas crianças cresceram e pararam de acreditar neles. Bea se coloca na tarefa de ajudar Calvin a salvar os If´s, dando-lhes alguém para acreditar neles.

Essa é a base do roteiro, o que para uma aventura infantil, é surpreendentemente ousado e sentimental, mas que funciona muito bem e tende a levar o público por momentos de doçura que irão marejá-los, deixando adultos de olhos embaçados, o que é amplificado pela trilha sonora aplicada.

Mas nem tudo funciona adequadamente, pois a dupla principal, formada por Bea e Cal, não divide uma boa conexão, visto que Ryan Reynolds até tem alguns momentos engraçados, mas definitivamente não está em seu auge da comédia.

A mecânica dos If´s também pede um pouco de ingenuidade do público, visto que muda dependendo de qual direção a história precisa seguir. O roteiro parece não decidir como eles realmente funcionam: desaparecem uma vez que são esquecidos ou são colocados em um refúgio? O plano é realocá-los para novas crianças ou fazer com que as crianças agora crescidas acreditem neles novamente? Qual é o plano a partir daí? Amigos Imaginários possui tantas qualidades que se sobressai ao resgatar o conceito clássico de que, pessoas em crise necessitam de um refúgio, ainda que seja em um mundo mágico, contando uma história que fala diretamente a crianças e adultos e que merece ser assistida, tanto no idioma original quanto no dublado!


Sinopse oficial: 
Escrito e dirigido por John Krasinski, “Amigos Imaginários” é sobre uma garota que descobre que consegue ver os amigos imaginários de todas as pessoas e esse superpoder faz com que ela embarque em uma aventura mágica para reconectar os Migs esquecidos com suas crianças. O filme é estrelado por Cailey Flaming, Ryan Reynolds, John Krasinski e Fiona Shaw. No Brasil, o elenco de dubladores conta com Giovanna Antonelli, Murilo Benício e Pietro Antonelli, filho do casal.  Direção: John Krasinski. Estreia nos cinemas brasileiros, 16 de maio pela Paramount Pictures do Brasil.

Imagens fornecidas pelas assessorias ou retiradas da internet para divulgação/Biografias usadas são da IMDB.
  ____________________________________________________________________
 Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: contato.parsageeks@gmail.com

Comentários via Facebook

0 Comments:

Postar um comentário

Publicidade

ParsaGeeks

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks