sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Crítica Cinema | Os Colonos

(Uma história chocante bem produzida)


Os Colonos é um faroeste moderno carregado de drama e tensão, dirigido por Felipe Gálvez Haberle que também assina o roteiro com Antônia Girardi. Ambientado em 1901 em território chileno, com belíssimos e muitos planos abertos, poucos diálogos e uma trilha sonora maravilhosa, cujo autor é Harry Allouche. O som substitui as palavras e torna a situação tensa a todo momento, não se sabe o que pode acontecer com os “cowboys” Alexander ((Mark Stanley), Bill (Benjamin Westfall) e Segundo (Camilo Arancibia): um inglês, um americano e um mestiço.


Os “índios” são uma “ameaça” pro “dono” daquelas terras, então, é necessário dizima-los. Muito triste, apesar da principal barbárie só ser narrada, não foi gravada, mas uma cena mostram os três atacando uma tribo inteira que dormia, sem distinção, e ainda violando mulheres. O mestiço dividido porque é metade indígena, metade chileno, não quer matar, mas tem que obedecer ordens. O trio ainda vai encontrar pessoas piores que eles, brancos, que pedem tributo e fazem com eles o que fizeram com os outros. Não sei se é baseado numa história real, mas com certeza existem histórias semelhantes que aconteceram no continente americano inteiro.

Mark Stanley faz um durão, um ex-militar que serviu a rainha, não demonstra sentimentos até o momento que encontra um coronel, que é pior que ele, aí a gente vê quando seu espírito é quebrado e ele chora com medo, ótima interpretação. Camilo Aranciba passa o filme praticamente calado, fala pouco, observa muito, sofre em silêncio, pois sua vida não lhe pertence, não pode fazer nada. Tem também uma pequena participação de Mishell Guaña (Kiepja), uma indígena mantida como cativa. Participação forte e que no final, quando a obrigam a fazer uma coisa, responde com um silêncio que fala mais alto que tudo. É difícil explicar, mas quem não é nativo americano e mora na América, sente vergonha. Os Colonos é um filme bem resolvido, chocante e verdadeiro. . 


Sinopse oficial: 
Na virada para o século XX, três cavaleiros embarcam numa expedição pelo arquipélago da Terra do Fogo, a mando de um rico proprietário de terras, encarregados de proteger sua vasta propriedade. Na companhia de um imprudente tenente britânico e um mercenário norte-americano, está o atirador mestiço Segundo, que percebe, em meio às crescentes tensões no grupo, que sua verdadeira missão é “remover” de forma assassina a população indígena. Estreia oficial em 01 de fevereiro de 2024 nos cinemas brasileiros pela O2Play Filmes e Mubi Brasil.

Imagens fornecidas pelas assessorias ou retiradas da internet para divulgação/Biografias usadas são da IMDB.
  ____________________________________________________________________
 Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: contato.parsageeks@gmail.com

Comentários via Facebook

0 Comments:

Postar um comentário

Publicidade

ParsaGeeks

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks