(Duas produções estreiam nas telas dos cinemas brasileiros durante a mostra realizada em junho)
"Os Dois Filhos de Joseph" de Félix Moati
‘Boas Intenções,’ que estreia no Brasil em circuito comercial dia 4 de julho, é dirigido por Gilles Legrand e estrelado por Agnès Jaoui e Alban Ivanov. O longa acompanha Isabelle, uma mulher de 50 anos, com dois filhos e casada com um ex-refugiado bósnio. Ela é voluntária em diversas instituições de caridade, como professora de francês. Apesar de seu trabalho voltado ao próximo, Isabelle muitas vezes impõe seu ponto de vista, o que gera desentendimento com o diretor do centro social.
Ao perceber que seus alunos precisam de ajuda para passar no exame de licença de habilitação, ela decide montar uma autoescola, com a ajuda de um atrapalhado instrutor. Enquanto dedica-se ao voluntariado, sua família passa a demandar mais atenção. Cansados de serem colocados em segundo plano, seu marido e filhos querem receber o mesmo carinho e atenção que ela distribui aos outros.
Para o diretor, ‘Boas Intenções’ transita entre a comédia e o drama. “Eu não queria fazer um drama social. Para que pudéssemos rir, tivemos que brincar com os clichês e tornar os personagens cativantes. Queria uma comédia agridoce e acho que conseguimos”, explica.
Em ‘Os Dois filhos de Joseph’, de Félix Moati, a relação familiar entre Joseph e os filhos, Ivan e Joachim, é o fio condutor da história que também transita entre o drama e a comédia. Com Vincent Lacoste, Benoît Poelvoorde, Mathieu Capella e Anaïs Demoustier, o longa estreia comercialmente nos cinemas brasileiros em agosto.
O jovem Ivan sempre admirou suas duas referências, o pai e o irmão mais velho. Mas, justamente agora que ele acaba de entrar na universidade e uma passa por uma crise existencial, se vê decepcionado com seus modelos de homem. Isso porque Joachim não consegue superar a separação de sua namorada, e está correndo o risco de perder o ano na faculdade de psiquiatria, e o pai decide abandonar sua estável carreira como médico para se tornar escritor.
A partir desses três homens, em três momentos diferentes da vida, o diretor pretende mostrar a importância das relações interpessoais. “Eu tenho o desejo do coletivo, e esse é o assunto do filme. Meus personagens acabam percebendo que não podem fazer nada sem os outros. A ideia de consolar um ao outro permeia todo o filme”, explica Moati.
Boas Intenções
Sempre envolvida em uma série de trabalhos humanitários e causas sociais, Isabelle atua como professora de francês em um centro de refugiados. Ao descobrir que seus alunos na realidade precisam de uma licença de habilitação, ela decide ajudá-los a passar na prova. Ao mesmo tempo, precisa lidar com a própria família que reivindica mais atenção.
Os Dois Filhos de Joseph
José e seus dois filhos, Joachim e Ivan, formaram uma família muito sólida. Mas Ivan, o mais jovem, recém-ingresso na universidade, está passando por uma crise emocional que o levou a questionar seus dois modelos, já que ambos estão em colapso.
____________________________________________________________________
Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: blogparsageeks@gmail.com
0 Comments:
Postar um comentário